03/03/2011

Baixar e georreferenciar imagens do Google Earth

Primeiramente você deve estabelecer o RETÂNGULO ENVOLVENTE da sua área. Para isto você também pode baixar o polígono referente à sua área no site do IBGE. Caso faça isso abra o arquivo diretamente no GlobalMapper. Neste caso vou usar o Município de Maringá/PR. Com a imagem aberta no GlobalMapper, clique em VIEW – PROPERTIES. Depois clique em COPY TO CLIPBOARD. Abra o notepad e cole lá as propriedades da imagem copiadas acima.


 


Caso tenha interesse, abra esta imagem também no Google Earth. Para tanto, exporte o arquivo vetor aberto no Global Mapper. Clique em FILE – EXPORT VECTOR DATA – EXPORT KML/KMZ. Depois vá ao Google Earth e clique em ABRIR.

Agora vamos baixar as imagens correspondentes. Para isto eu uso o Universal Maps Downloader (UMD). De posse das coordenadas da sua área (copiadas e coladas no notepad), abra o UMD e defina o serviço, o zoom e a área a ser baixada. Observe a imagem abaixo e siga os mesmo passos. O próximo passo é georreferenciarmos a imagem do UMD no GlobalMapper. O UMD abre uma seqüência de imagens referente à área em questão. Depois ele as une automaticamente, criando uma única imagem, que pode ser visualizada pela ferramenta MAP VIEWER (Tools – MapViewer).


Para exportar a imagem num formato RASTER, basta clicar na ferramenta IMAGES COMBINER, também disponibilizada na pasta do programa Universal Maps Downloader (UMD). Ao abrir a janela, escolha a imagem salva que você baixou no Google Earth e salve como um arquivo .BMP. Antes abra a imagem BMP num editor de imagens e exporte como JPEG (*.jpb). Agora vá ao GlobalMapper e abra este mesmo arquivo .BMP salvo no IMAGES COMBINER. O GlobalMapper vai perguntar de você quer georreferenciar. Clique em YES.



Para georrefererenciar deixe a janela do UMD – MAP VIEWER aberta. Vá colocando os pontos de controle num determinado lugar, para que você possa identificá-los na imagem do MAP VIEWER. Para cada ponto de controle estabelecido no Global Mapper, anote a respectiva coordenada através da imagem no MAP VIEWER e vá plotando sua posição. Coloque uns 4 ou 5 pontos. Dê OK. Pronto. Sua imagem está georreferenciada. Existem no programa outras maneiras de georreferenciar sua imagem. Explore! 

fonte: geoplanos.blogspot.com

4 comentários:

  1. Em qual formato e opções que devo ativar no salvamento para que a imagem possa ser usada ja georefenciada em outro programas (ex. ArcGis, gvGIS, Autocad Map, etc)

    ResponderExcluir
  2. Formato kml/kmz. Configurando sempre para Fuso correto.

    ResponderExcluir
  3. Como indentificar a data das imagens pelo Universal Maps?
    Gostaria muito de saber a data das imagens.

    ResponderExcluir
  4. Ele trata das imagens do Google Earth, portanto no Google Earth informa a data. Qual a versão do UMD que usa?

    ResponderExcluir