3 de mar. de 2011

Confea alerta para a falta de engenheiros no mercado de trabalho

“Está faltando engenheiros no mercado de trabalho e faltará mais ainda”. O alerta é de Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Para ele, “o apagão de mão de obra poderá trazer graves consequências para a economia brasileira”.

Baixar e georreferenciar imagens do Google Earth

Primeiramente você deve estabelecer o RETÂNGULO ENVOLVENTE da sua área. Para isto você também pode baixar o polígono referente à sua área no site do IBGE. Caso faça isso abra o arquivo diretamente no GlobalMapper. Neste caso vou usar o Município de Maringá/PR. Com a imagem aberta no GlobalMapper, clique em VIEW – PROPERTIES. Depois clique em COPY TO CLIPBOARD. Abra o notepad e cole lá as propriedades da imagem copiadas acima.

Imagens SRTM aplicáveis ao Google Maps

O site http://www.maps-for-free.com/ oferece a oportunidade de copiarmos áreas cobertas por imagens da Missão SRTM de qualquer parte do Mundo, além de destacar o relevo em SRTM dos países e grande parte das suas capitais, além dos principais vulcões ao redor do mundo, bem como os acidentes geográficos mais significativos. Tudo isso pode ser incorporado posteriormente como uma nova camada sobre um determinado mapa aberto no Google Maps.

imagens srtm